terça-feira, 25 de setembro de 2012

Conselho Municipal vai auxiliar na busca de soluções para o trânsito em Tubarão.

A partir de agora, o município de Tubarão já conta com um importante apoio para encontrar soluções para melhorar o trânsito local. Foi oficializada nesta terça-feira (25), a criação do Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Tubarão – COMTRANTUB.

O ato de criação contou com a participação de representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, que integrarão o órgão.

O COMTRANTUB foi criado pela Lei n° 3773, de 21 de setembro de 2012 e vai ser composto por nove representantes de cada classe social. “O conselho vai democratizar a discussão sobre os problemas do trânsito, permitindo que o poder público e a sociedade discutam e encontrem soluções conjuntas para melhorar o trânsito em nossa cidade”, ressalta o secretário de Segurança e Patrimônio, Sérgio de Bona Portão.

O prefeito Felippe Collaço, que nomeará em breve os membros do conselho, acredita que a iniciativa é fundamental para que sociedade e poder público encontrem soluções para os problemas relacionados à circulação, mobilidade e acessibilidade dos indivíduos. “Nossa cidade possui um número de veículos muito grande, bem maior do que a média nacional, por isso, se não planejarmos o trânsito agora, teremos problemas ainda mais sérios no futuro. Tenho certeza de que o conselho será um forte aliado e uma forma legítima de promover a participação dos diversos setores organizados da sociedade, buscando soluções por meio da participação popular”, afirma o prefeito.

O secretário de Segurança e Patrimônio vai presidir o conselho e o mandato dos demais conselheiros será exercido de forma voluntária, por um período de até dois anos, com possibilidade de recondução. Os integrantes poderão participar de forma consultiva e opinativa, por meio de uma gestão inovadora, participativa e transparente.

Transporte público – Os membros do conselho já terão a oportunidade de participar de uma importante discussão. Na próxima sexta-feira (28), às 20 horas, na Amurel, acontece a Audiência Pública preparatória para a licitação do transporte público. A audiência é aberta ao público em geral e os membros do conselho poderão opinar e contribuir com a criação do edital que vai nortear a licitação.
Fonte: PMT.

Guardas Municipais de Criciúma recebem treinamento da SWAT.

Cinco integrantes da Guarda Municipal de Criciúma retornaram do 1º Curso Prison SWAT INTERNACIONAL, inédito no Brasil e sendo o maior da America Latina. 
O curso foi ministrado por integrantes da SWAT de Dallas, Estados Unidos, entre outros e teve duração de 13 a 22 de setembro no município de Lages/SC (Período em que os Guardas Municipais ficaram alojados).
Participaram mais de 100 agentes de todas as instituições de Segurança Pública do Brasil e polícias de outros países. Durante os 10 dias de curso, os agentes da Guarda Municipal foram capacitados e aprovados nas técnicas de Imobilizações Táticas, algemamento, abordagem, condução, intervenção tática, intervenção prisional, APH tático (primeiros socorros de alto risco), gerenciamento de crises, negociação com reféns e intervenção em baixa luminosidade (low light).

sábado, 15 de setembro de 2012

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2012 EM TUBARÃO/SC.

TEMA: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
Atualmente cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Para continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito definiu “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, como o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012.

O município de Tubarão embarca nesta luta e desenvolve a partir deste sábado (15), diversas iniciativas para conscientizar e influenciar o comportamento de motoristas e demais usuários do trânsito. As atividades serão coordenadas pela prefeitura, por meio da secretaria de Segurança e Patrimônio e contarão com o apoio de diversos parceiros.

A velocidade é tema inédito na Semana Nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Para traçar e realizar as ações, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como prioridade a união de esforços intersetoriais, visando à redução dos acidentes de trânsito.

Em Tubarão, as ações educativas compreendem a realização de blitz educativa, palestras, inspeção veicular gratuita, simulação de acidentes, passeio ciclístico e a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comtrantub). “Pela educação é que se mudam hábitos e comportamento, por isso, vamos apostar em atividades educativas, como forma de chamar a atenção, principalmente dos jovens. A Semana será um momento para refletirmos e encontrarmos, conjuntamente, soluções para humanizar o nosso trânsito”, ressalta o secretário de Segurança e Patrimônio, Sérgio de Bona Portão.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito iniciam em Tubarão neste sábado (15), a partir das 9 horas, com a Inspeção Veicular Gratuita – realizada pelo Núcleo de Manutenção Veicular; Escolinha de Trânsito Polícia Militar; Exposição de Carros Antigos do Clube de Carros Antigos de Tubarão, na CIAUTO (rua Antônio Hülse, 2846 – Revoredo).

Atividades da Semana Nacional de Trânsito

RADAR - Em parceria, PRF, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal vão executar ação típica de fiscalização, conhecida como “blitz”. A ação será educativa, já que os infratores detectados pelo radar serão abordados, mas não serão autuados. A multa será substituída pela participação do condutor em uma palestra educativa, com exibição de vídeos e assinatura de compromisso do infrator com o tema da campanha.

FAIXA DE PEDESTRE – Para corrigir os problemas causados pela instalação de uma faixa de pedestres na rua Lauro Müller, que gera conflito com o funcionamento do semáforo localizado no cruzamento da rua Coronel Collaço, a prefeitura vai eliminar a referida faixa de pedestre, restabelecendo a travessia pela faixa de pedestre localizada junto ao semáforo. Para reforçar a mudança, serão distribuídos panfletos no local e efetuadas campanhas educativas.

PALESTRAS
– Serão realizadas palestras nas empresas Librelato Implementos Agrícolas e Rodoviários e Beckhauser Indústria e Comércio de Malhas. As palestras são dirigidas aos colaboradores da empresa, mas aberta a qualquer interessado.

SIMULADO DO CORPO DE BOMBEIROS - Realização da simulação de atendimento a um acidente de trânsito envolvendo veículo com vítima, destacando as consequências devido à alta velocidade. A atividade será desenvolvida na frente do banco Itaú.

PROGRAMA PAZ NA LINHA - Realização de atividades por profissionais da FTC, envolvendo distribuição de panfletos, adesivos e orientações sobre o tema segurança na linha férrea. Ainda estarão presentes representantes do Clube de Carros Antigos e Associação dos Despachantes de Tubarão.

PASSEIO CICLÍSTICO
- No Dia Mundial Sem Carro, evento nacional, que acontece no dia 22 de setembro, será realizado um passeio ciclístico, com premiação especial para a bicicleta mais enfeitada, como forma de incentivar os proprietários de veículos a deixarem seus carros em casa, circulando com outros meios.

EXPOSIÇÃO DE VEÍCULOS ACIDENTADOS - A empresa JF Guinchos, concessionária pública da atividade de recolhimento e guarda de veículos retirados de circulação, disponibilizará e fará o transporte de veículos recolhidos em decorrência de acidentes de trânsito, colocando-os em locais pré-definidos e alternados, durante a semana.

CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE – COMTRANTUB - A criação do Conselho reveste-se de importância e mostra a vontade da administração pública em tornar a gestão inovadora, participativa e transparente. Acredita-se que a parceria entre poder público, iniciativa privada e organizações sociais, seja um importante passo para criar o comprometimento e a busca de soluções, com a participação popular, tirando do poder público a responsabilidade total e completa sobre a questão trânsito.

Programação da Semana Nacional do Trânsito


Sábado (15/09)


08h30 – Abertura oficial
09 horas – Início das atividades: Inspeção veicular Gratuita – realizada pelo Núcleo de Manutenção Veicular
Escolinha de Trânsito Polícia Militar
Exposição de Carros Antigos – Clube de Carros Antigos de Tubarão
Local - CIAUTO – Rua Antônio Hulse, 2846 – Revoredo

Segunda-feira (17/09)

09 horas – Ação Educativa - Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

14 horas
– Ação Educativa - Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

Terça-feira (18/09)

08h30 – Ação na faixa de pedestres – Sou Vivo! Eu respeito a Faixa de Pedestres.
Programa Paz na Linha – FTC
Local - Rua Lauro Müller – Faixa de pedestres

Quarta-feira (19/09)

08h30 – Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

13h30 - Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

20 horas – Palestra gratuita – Tema: Excesso de Velocidade.
Local - Associação dos Ferroviários, rua José Peicher Lisboa, n° 555 – Oficinas

Quinta-feira (20/09)

08h30 – Ação Faixa de pedestres – Sou Vivo! Eu respeito a Faixa de Pedestres.
Programa Paz na Linha – FTC
Local - rua Lauro Müller – Faixa de pedestres

16 horas – Simulado de acidente de trânsito – realizado pelo Corpo de Bombeiros
Local - rua São Manoel – Centro

Sexta-feira (21/09)

08h30 – Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

13h30 - Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

Sábado (22/09)

13h30 – Início das inscrições gratuitas e concentração para o Passeio Ciclístico.
15 horas – Passeio Ciclístico – Em comemoração ao Dia Mundial sem Carros
Premiação para a bicicleta mais decorada e sorteio de brindes.
Atividades de Lazer – SESC
Concentração - Praça Walter Zumblick – Centro – Tubarão/SC

Terça-feira (24/09)

9 horas – Criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – COMTRANTUB - 1ª Reunião do COMTRANTUB
Local - Auditório da Amurel - Rua Rio Branco nº 067 - Bairro Vila Moema

10 horas – Coquetel de congraçamento

Fonte: PMT.
http://blogdoguardamunicipaldetubarao.blogspot.com.br/

domingo, 9 de setembro de 2012

Guarda Municipal prende autor de furto em Criciúma.

Em rondas pela rodoviária, agentes da guarda municipal de Criciúma foram acionados por um adolescente relatando que havia sofrido uma tentativa de furto de seu celular, em posse das características do suspeito a guarnição se deslocou até o mesmo e fez a abordagem seguida da revista pessoal, junto com E.S.S 22 anos foi encontrado um IPAD APPLE, ao ser indagado da origem daquele aparelho E.S.S não soube responder, foi conduzido então para a Central de Plantão Policial para procedimentos, constatou-se entao que o produto era proveniente de furto. E.S.S foi autuado  em flagrante e conduzido ao presídio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...