terça-feira, 26 de novembro de 2013

Guarda Municipal participa de curso sobre Sistema de Comando em Operações em Tubarão.


 Em um momento de desastre natural é necessário integração entre diversos setores para atender de forma
imediata e eficaz as comunidades que passam por este tipo de situação.
E para que haja esta integração e gestão de eventos críticos, a secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão realiza desde segunda-feira (25), um treinamento sobre o Sistema de Comando em Operações (SCO) com integrantes dos comandos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e Guarda Municipal. O treinamento é ministrado pelo diretor de Respostas aos Desastres da Secretaria de Estado de Defesa Civil, o tenente-coronel Aldo Baptista Neto. 

Segundo o tenente-coronel, o treinamento serve para que os comandos possam se conhecer, além de definir prioridades e estratégias de como trabalhar em situações extremas. "É necessário que estes grupos que  gerenciarão as ações trabalhem juntos em períodos de paz, para que em desastres trabalhem ainda mais integrados", afirma o tenente-coronel Neto. 
Durante o treinamento nesta terça-feira (26), os comandos puderam conhecer as áreas de risco da cidade por meio de um mapa desenvolvido pela secretaria de Proteção e Defesa Civil e realizar um planejamento. 

A expectativa é que após esta capacitação seja elaborado um plano que possibilite a realização de um exercício que simule a inundação (rio saindo de sua calha) na comunidade de Bom Pastor, local onde primeiramente ocorre o transbordamento do Rio Tubarão.

O SCO: O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais quando elas atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.
Fonte: PMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...